O que é a Síndrome da dor Miofascial?
A Síndrome da Dor Miofascial (SDM) é uma das causas mais comuns de dor musculoesquelética, sendo caracterizada por uma alteração regional neuromuscular e pela presença de locais com aumento de tensão muscular, gerando dor em queimação, sensação de “peso”, dor em pontadas, diminuição da força muscular, limitação da amplitude de movimento e, em alguns casos, fadiga muscular, produzindo dor referida para outras regiões do corpo.
Quais as causas do dor Miofascial?
Diversas alterações podem causar a SDM, tais como: processos degenerativos, inflamatórios, macro ou micro traumáticos de inúmeras estruturas, principalmente nas regiões cervicais, cintura escapular e lombar, entre outras. As pessoas ativas são as mais afetadas pela SDM, sendo assim, nota-se a necessidade de uma intervenção fisioterápica.
Liberação Miofascial
A liberação miofascial (LMF) é um recurso terapêutico manual da área da fisioterapia, que promove cisalhamento entre a pele e a fáscia muscular. Esta técnica é realizada através da combinação de três movimentos: movimento tracional de deslizamento, fricção e amassamento.
A principal finalidade da técnica de LMF é diminuir as adesões fibrosas nas redes faciais, possibilitando o retorno da funcionalidade dessas redes. Dentre os efeitos corporais diretos da LMF estão o alívio da dor, melhora do desempenho atlético, maior flexibilidade e facilitação do movimento, bem como, alterações mais subjetivas como melhora da postura. A técnica também pode ser utilizada em outras vertentes tais como depressão, ansiedade e qualidade do sono em pessoas com fibromialgia.
Fisioterapeuta – Crefito 274628 F
Compartilhe:
Referências:
MARTINS PM, PEREIRA KP, FELÍCIO LR. Evidências da técnica de liberação miofascial no tratamento fisioterapêutico: uma revisão sistemática. Arquivos de ciências do esporte, 2019.
PERFEITO RS, BARBOSA IA. A correlação dos mecanorreceptores na liberação miofascial para reabilitação cineticofuncional: uma revisão sistemática. Revista ciências da saúde, 2020.
SOUZA RLFC, SILVA SS, FERRAZ DD. Efeitos da liberação miofascial na cervicalgia: uma revisão sistemática. Revista brasileira Ciência e Movimento, 2020.
Entre em contato e agende um horário com nossos profissionais e supere seus limites.
Copyright © 2023 Todos os direitos reservados | Performance
Desenvolvido por Go I Assessoria Digital e Desenvolvimento